A qualidade de vida no trabalho é um conceito cada vez mais popular nos últimos tempos e essencial para garantir bons resultados e produtividade na organização.
No entanto, esse índice enfrenta grandes desafios no país.
Veja algumas estatísticas:
– 9 em cada 10 brasileiros apresentam sintomas de ansiedade segundo pesquisa realizada pela representante brasileira do International Stress Management Association;
- 54% dos brasileiros estão satisfeitos com seus trabalhos, segundo pesquisa índice de qualidade de vida no trabalho da Sodexo.
Esses são dados preocupantes. Afinal, a saúde tanto dos gestores quanto profissionais de RH é um fator decisivo para que eles consigam se dedicar totalmente à execução de suas tarefas, além de ajudarem a promover um bom clima organizacional.
Porém, infelizmente ainda é comum o acúmulo de funções e rotina sobrecarregada, com longas jornadas tanto para colaboradores quanto para a área de recursos humanos.
As vantagens para as empresas que adotam o conceito, assim como a cultura de qualidade de vida no trabalho, são inúmeras.
A produtividade, a atenção e a motivação aumentam. É possível melhorar o ambiente organizacional e diminuir também as despesas relacionadas a tratamentos de saúde. Isso sem contar na queda das taxas de rotatividade e aumento da retenção de talentos.
E os profissionais também têm muitos benefícios: reconhecimento pelo trabalho, ambiente de trabalho saudável e inspirador, tempo gasto com qualidade, maior foco em atividades físicas, mais criatividade, acesso a benefícios que melhoram o bem-estar, etc.
Algumas atitudes são importantes e contribuem para a qualidade de vida no trabalho:
1. Organize as atividades diárias
2. Defina prazos para as tarefas
3. Foque no bom clima organizacional
4. Mantenha a disciplina e o foco
5. Faça uso da tecnologia para ajudar na produtividade
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Abraços
Equipe NIDH