O Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é um tipo de transtorno de ansiedade que pode se desenvolver em pessoas que viveram um evento traumático. Situações como assalto, tortura, abuso sexual, sequestro, guerra, acidentes e catástrofes naturais são os maiores causadores desse transtorno.
O que ocorre no TEPT é o que chamamos de revivescência, que altera a neurofisiologia e a mente fazendo com que ao se lembrar do episódio a pessoa sinta como se revivesse a situação, com a mesma sensação de dor e sofrimento.
Situações como pesadelos com o acontecido, evitação de pessoas ou lugares que tragam recordações dolorosas, sudorese e tremores em ocasiões que lembrem o trauma também podem ser indícios.
Em torno de 20% das pessoas que passaram por alguma dessas circunstâncias de trauma sofrerão de estresse pós-traumático, tanto homens quanto mulheres, mas infelizmente a procura por tratamento só costuma acontecer anos após o aparecimento dos primeiros sintomas.
Tal condição, além de causar grande sofrimento ao portador, também leva a prejuízos como problemas nos relacionamentos e no trabalho.
O tratamento do transtorno deverá ser feito com psicoterapia que ajudará no maior controle do medo e angústia e, se considerado necessário, o uso de medicamentos será indicado para aliviar os sintomas do TEPT.
(Texto de Alessandrade Moraes)
Abraços.
Equipe NIDH