Os melhores resultados profissionais advêm de diferentes fatores. Um dos mais relevantes é a habilidade de comunicação. Se você observar as pessoas de maior destaque profissional, provavelmente perceberá um ponto em comum: a capacidade de comunicação efetiva. Aprender a expor suas ideias e conseguir se fazer ouvido é uma habilidade que requer prática consciente. A comunicação assertiva é uma habilidade que traz esse tipo de benefício para a carreira.
A comunicação assertiva é o meio entre a comunicação passiva e a agressiva. Você está se comunicando de forma passiva quando apenas ouve a opinião dos demais e permanece calado sem expressar sua vontade.
Nesses momentos você simplesmente aceita o que foi decidido pelo restante da equipe de trabalho. As razões para agir dessa forma podem ser variadas. Uma pessoa pode assumir essa postura, por exemplo, por não estar a fim de entrar numa discussão pois isso pode lhe gerar incômodo.
No outro extremo temos a comunicação agressiva. Você está se comunicando agressivamente quando tenta impor a sua opinião de qualquer forma. Levanta a voz e utiliza palavras que afrontam a outra pessoa.
Nesses casos, a pessoa que está falando com você acaba se sentindo ignorada ou ameaçada, por exemplo. O problema dessa abordagem é que tende a fechar o canal de comunicação com o outro lado e você também não consegue o que quer.
Já a comunicação assertiva elimina esse lado problemático das outras duas, trazendo benefícios. A assertividade significa em primeiro lugar se expor e dar a sua opinião.
Ao contrário da comunicação passiva, não se esconder. Você fala o que gostaria de dizer. Isso traz alguns benefícios. Você tira aquela angústia causada quando fica calado e se deixa passar pela vontade alheia.
Ao apresentar suas ideias, você está de fato lutando pelo que quer. Adicionalmente você passa a ser mais respeitado por ser alguém que se posiciona frente às situações.
Ao mesmo tempo, a assertividade é uma forma de comunicação sem agressividade. É uma comunicação calma, clara e precisa. Sem rodeios. Simples e direta. Você apresenta o seu ponto de vista e ao mesmo tempo está aberto a ouvir e respeitar a opinião dos demais.
Dessa forma, cria um vínculo com as outras pessoas de tal modo que fiquem mais receptivas a ouvir o que você tem à dizer. A comunicação assertiva também foca nos fatos e não na pessoa.
Habilidade de comunicação é essencial no ambiente de trabalho. Pode fazer uma tremenda diferença.
A comunicação assertiva é uma forma de você se posicionar sem deixar de ser ouvido. Ao mesmo tempo, manter um bom canal de comunicação com os demais. Ouvindo e sendo ouvido. Uma habilidade que pode trazer contribuição significativa para o seu crescimento profissional!

Abraços,
Maíra A. Andrade
– Psicóloga – CRP ‪05/32352‬
– Diretora e Responsável técnica do NIDH
– Coordenadora na Comissão de Avaliação Psicológica no CRP/RJ
– Colaboradora na Comissão especial de Psicologia Organizacional e do Trabalho no CRP/RJ
– Colaboradora na Comissão de Orientação e Ética no CRP/RJ