Já estamos em clima de final de ano! Tantas coisas vividas neste ano. Muitos planos precisaram ser guardados, outros precisaram ser antecipados e muitos esquecidos. Aprendemos a nos aproximar virtualmente e entender que a tecnologia precisa sempre estar a nosso favor, de forma saudável. Aprendemos a estudar e trabalhar “on line”, conciliando tudo com a rotina da casa, dos filhos, dos pais… Muitas famílias já começaram a programar suas festas de final de ano, alguns juntos, outros distantes, além disso nosso país em especial, vive a expectativa de uma vacina que nos permitirá novamente abraçar e beijar as pessoas que amamos. Também é momento de estipular novas metas e expectativas para o tão esperado 2021.
Entra ano, sai ano e sempre nos questionamos como foi o ano que está acabando e criamos metas para o próximo ano. Muitas empresas, começam neste final de ano a fecharem os balanços da organização e estabelecer novas metas a serem batidas no ano seguinte. E na vida pessoal, como podemos avaliar o que se passou e estabelecer metas para o próximo ano?
Estabelecer metas pessoais é tão importante quanto as profissionais. As metas pessoais nos motivam a sempre buscar melhorias naquilo que nos traz prazer e felicidade.
Muitas pessoas já estabelecem metas, fazem listas de desejos para o próximo ano, inclusive aquelas que julgavam como prioridade naquele momento, mas ao longo do ano, essas metas e desejos acabam, muitas das vezes, não sendo colocadas em prática.
O fato é que as oportunidades passam, e se você não estiver realmente trabalhando com foco em seus objetivos, eles ficam para trás e as mudanças que poderiam fazer grande diferença em sua vida se postergam. Viajar, ler um livro, visitar mais os familiares, começar uma dieta ou fazer um curso são propósitos que você pode colocar em prática desde já.
Em um cenário de rotinas aceleradas e pessoas que acumulam cada vez mais responsabilidades, acabam esquecendo de seus propósitos pessoais, metas que auxiliariam inclusive na motivação pessoal e que impactam diretamente na saúde mental do indivíduo.
Em uma humanidade necessitada de novos tempos, de novos ciclos e novos olhares, convido vocês a pensarem em suas vidas, reescreverem suas histórias caso necessário, a cuidarem das suas emoções, a investirem em autoconhecimento, a avaliarem as suas relações, a buscarem propósitos para as suas existências e a protegerem a saúde mental.
Nós, psicólogos (as) temos uma missão, um dever e principalmente, uma oportunidade: acolhermos a humanidade orientando-a a uma cultura de saúde mental em todas as suas relações.
Que 2021 seja repleto de novas conquistas!
Abraços,
Maíra A. Andrade
Psicóloga – CRP 05/32352
Diretora e Responsável técnica do NIDH
Colaboradora na Comissão especial de Psicologia Organizacional e do Trabalho no CRP/RJ
Locais de atendimento:
Ed. Metrópoles – Centro de Nova Iguaçu
Bairro Rancho Novo
Gostou da nossa postagem?
Salve para lembrar
Deixe sua opinião
Marque os amigos