Crianças comumente passam por períodos de questionamentos e rebeldia, mas até onde isso é aceitável ou normal?
O TOD é um dos transtornos de comportamento disruptivo – junto com TDAH e Transtorno de Conduta – que pode ser caracterizado por um padrão de comportamentos desafiadores, negativistas e desobedientes, de teimosia frequente, principalmente direcionado à pessoas hierarquicamente superiores ou autoridades, como pais, professores e cuidadores.
Aparecendo ainda nos primeiros anos de vida, em torno dos 7 anos, o Transtorno Opositor Desafiador leva a criança a apresentar grande dificuldade de seguir regras, aceitar críticas ou ordens, responsabilizar-se por suas ações, trabalhar em grupo, e, na adolescência, é uma das causas capazes de levar a drogadição ou alcoolismo.
Quais os principais sintomas de TOD?
• Irritabilidade;
• Culpar terceiros pelos seus erros;
• Desobediência;
• Desafiar regras e instruções;
• Agitação;
• Agressividade;
• Discutir com adultos frequentemente;
• Pode ser cruel e vingativo.
Como diferenciar uma criança com TOD de uma criança rebelde?
É importante se atentar à diferenciação pois os sintomas devem perdurar por mais de 6 meses e afetar diversos ambientes para caracterizar o transtorno, como a dificuldade de fazer amizade por conta de seu comportamento. Assim que há a constatação de tal, é necessário que haja tratamento psicoterápico e psiquiátrico, onde será decidido pelo uso de medicamentos ou não, além do acompanhamento. Esse tratamento, geralmente feito por TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) usa técnicas que visam modificar comportamentos prejudiciais à criança, que afetam principalmente a vida social e acadêmica, ensinando novas condutas que sejam mais apropriadas e, consequentemente, mais saudáveis.
Há outras formas de lidar com o TOD?
Também pode ser indicada a terapia familiar como forma de ajudar os pais e outras pessoas que convivem com a criança/adolescente a lidar melhor com a situação.
Com comportamento geralmente agressivo e hostil e inabilidade de aceitar explicações lógicas, a criança ou adolescente sofre grande perda na vida social e afetiva, pois muitas vezes para evitar constrangimentos, preconceitos e até bullying os pais preferem não os levar para eventos, algo que influencia grande e negativamente na vida da pessoa em geral.
Não deixe para depois, quanto mais cedo diagnosticado o TOD, melhor será a qualidade de vida da criança.
(Texto de Alessandra de Moraes)
Contatos:
(21) 97548-3811
contato@nidhumano.com.br
Locais de atendimento:
Ed. Metrópoles – Centro de Nova Iguaçu
Bairro Rancho Novo
Saquarema
Barra da Tijuca
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram @nidhumano
Facebook NIDH