A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
A psicologia é uma ciência que estuda a mente e o comportamento humano. Com raízes profundas na filosofia, inicialmente era usada na busca de compreender o cosmos, e posteriormente os sentimentos e emoções humanas.
A primeira vez que a palavra “psicologia” foi mencionada data do século XVI, mas apenas no século XIX quando o filósofo, médico e psicólogo Wilhelm Wundt, após muitas pesquisas, inaugurou em 1879 o primeiro Laboratório de Psicologia Experimental, é que ela passou a ser considerada uma ciência autônoma.
Dentre os principais nomes na história da Psicologia, Sigmund Freud está entre os mais conhecidos e importantes, pois além de ser o primeiro a falar sobre traumas emocionais, sexualidade e o significado dos sonhos, criou a psicanálise, que influiu consideravelmente para a Psicologia Social Moderna.
Na busca de tornar a psicologia mais científica, novas vertentes se originaram, como a Gestalt, criada por Fritz Perls, o Behaviorismo, criado por John B. Watson, a Terapia Cognitivo-Comportamental, criada por Aaron Beck, entre outras.
Como podemos ver, apesar de a profissão de psicólogo ter sido regulamentada no Brasil apenas em 27 de agosto de 1962 e ser um bebê quando comparada às outras áreas de conhecimento, é impossível desvinculá-la de tais, como sociologia, filosofia ou antropologia, pois foram elas que ajudaram a criar a psicologia que conhecemos hoje, a tornando tão especial e plural.
Feliz dia do psicólogo!
(Texto Alessandra de Moraes)
Abraços
Equipe NIDH