Para que uma empresa alcance o sucesso e obtenha destaque no mercado, vários fatores concorrem entre si, mas a qualidade e eficiência da sua equipe de trabalho são determinantes para o bom desempenho de qualquer atividade. Sendo assim, eventuais desvios nesse âmbito podem comprometer significativamente os resultados da organização, pois impactam no seu recurso mais valioso – o seu pessoal –, e o absenteísmo no trabalho é um desses entraves.
Cada trabalhador é responsável por uma parcela do todo, somam-se os esforços individuais em prol de objetivos comuns. Portanto, os colaboradores devem trabalhar em perfeita simbiose uns com os outros e com a empresa, numa relação mútua de confiança e dedicação.
Assim, para que os trabalhos sejam realizados de maneira exitosa, é indispensável a colaboração de todos. Se um deles falta, os demais colaboradores ficarão sobrecarregados, prejudicando o desempenho da equipe e interferindo negativamente na motivação no trabalho e na eficiência dos processos internos.
O absenteísmo no trabalho pode ser claramente conceituado como a ausência do trabalhador ao seu posto de trabalho, seja em razão de faltas, seja em decorrência de atrasos ou saídas antecipadas do serviço e é, atualmente, um dos principais problemas enfrentados pelas organizações.
O absenteísmo no trabalho é um problema complexo, que pode ostentar razões múltiplas, tanto relacionadas às condições de trabalho oferecidas pela empresa, quanto decorrentes de fatores psíquicos do empregado. Contudo, a prática empresarial aponta as principais razões pelas quais os colaboradores se tornam menos assíduos no serviço.
Vejamos:
– Falta de infraestrutura
– Modelo de liderança deficiente ou autoritário
– Desmotivação
– Qualidade do clima organizacional
– Problemas pessoais dos funcionários
– Problemas de medicina e segurança do trabalho
O ideal para que a gestão empresarial seja realizada de forma exitosa, e os erros existentes sejam eficazmente reparados, é que a empresa cultue o hábito de fazer pesquisas periódicas entre os colaboradores, analisando o clima organizacional e demais condições de trabalho.
Como vimos, o absenteísmo é um problema sério enfrentado pelas organizações, que, além de perderem valiosos recursos com a diminuição da produtividade, ainda têm que arcar com o custo de demissões (pois, mesmo que sejam por justa causa, elas geram a necessidade de novas contratações) e eventuais indenizações por imprevistos laborais.
Dessa forma, é necessário redobrar a atenção com as condições de trabalho oferecidas pela sua empresa e, periodicamente, fazer pesquisas de clima organizacional e nível de satisfação da equipe de trabalho, abrir espaço para discussões e sugestões. Somente assim o ambiente laboral se tornará propício à criatividade e inovação, elementos indispensáveis do sucesso.
Abraços
Equipe NIDH